Veja como será a retomada da economia

Retomada Da Economia Conha O Contexto Brasileiro Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Como tem sido a retomada da economia brasileira no pós pandemia?

Antes mesmo da pandemia causada pelo Covid-19, o Brasil já vinha enfrentando uma grave crise econômica, que foi agravada expressivamente, porém, a retomada da economia já começa a dar bons sinais. Leia nosso artigo e saiba mais.

Segundo Paulo Guedes, atual ministro da economia, o setor privado será o principal responsável pela retomada da economia, tendo como princípio o crescimento sustentável.

Ainda, segundo ele, no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), o país já possui mais de R $700 bilhões para os próximos 10 anos, distribuídos em contratos assinados em diferentes investimentos do setor privado.

Como consequência, espera-se que tenhamos uma economia de mercado de referência, que estará submetida a menores impostos, menos burocrática e mais aberta à integração econômica.

Em outras palavras, a retomada deixará de depender tanto das empresas estatais e passará a investir mais no setor privado. Confira!

Quais os principais desafios do Brasil na retomada da economia?

Em comparação a outros países, o Brasil apresenta melhor situação no que diz respeito à retomada da economia.

Para se ter uma ideia, estima-se que neste ano o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seja de 5,2%.

Com as informações recentes sobre a economia brasileira, conclui-se que há uma desaceleração do comércio e indústria, enquanto o consumo de bens para serviço cresce de forma gradual.

O avanço da vacinação para o combate ao novo coronavírus tem sido essencial para que os setores mais prejudicados pela pandemia, passem ao papel de protagonistas de agora em diante.

Nesse sentido, destacam-se os serviços oferecidos às famílias, que encerram o segundo semestre com 3,7% de crescimento em relação ao primeiro.

Embora esses resultados sejam expressivos, ainda estão abaixo do patamar no período anterior à pandemia, em uma porcentagem de 22,8%.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas – FGV, esse quadro tem grandes chances de ser revertido, visto que a retomada da economia tem apresentado uma boa recuperação desde março.

O crescimento do setor de serviços tem impulsionado a geração de emprego, no entanto, há também um maior número de pessoas em busca de ocupação.

Assim, tem melhorado significativamente as condições do mercado de trabalho, mesmo que a taxa de desemprego ainda esteja bem alta.

Números

Os especialistas acreditam que essa taxa de desemprego entre em queda no último trimestre do ano, atingindo o percentual de 13,2%.

Isso tem sido possível devido a uma melhor recuperação do emprego informal, que foi o segmento que mais sofreu os efeitos da pandemia.

Outro grande desafio do Banco Central tem sido buscar soluções para impedir o crescimento da inflação, que deve encerrar o ano em 7,8%.

Este valor está bem acima do que foi definido como meta para a inflação, que deveria ficar em 5,25%.

Entretanto, a alta inflação e o fim dos estímulos monetários têm contribuído para uma desaceleração do crescimento.

Por esse motivo, como também pelo crescimento dos riscos fiscais e da instabilidade política, a retomada da economia a longo prazo tem sido bastante desafiadora.

Grupo Rangel: vamos ajudar sua empresa a se desenvolver com sustentabilidade

Certamente, os principais desafios da retomada da economia são a redução das desigualdades e a geração de empregos.

Durante o Enic, o Ministro do Desenvolvimento Regional destacou a importância do setor de serviços e da construção civil para a retomada da economia.

Além desses, o segmento do trabalho informal foi discutido, já que é preciso encontrar maneiras de fazer a migração dessas pessoas, cerca de 40 milhões, para o emprego formal.

Dessa maneira, percebemos que as expectativas são boas, porém, é importante que o seu negócio esteja organizado para que possa aproveitar as oportunidades de forma plena.

Contar com a ajuda de um contador vai ajudar você nessa tarefa e nós, do Grupo Rangel, somos o suporte que você precisa para isso.

Entre agora em contato conosco, por meio do ícone do WhatsApp presente na sua tela, fale com um de nossos especialistas e saiba como!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.

Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Ainda dá tempo de organizar o plano de contas 2022…
Cresta Posts Box by CP