Entenda quais impostos o seu mercado está pagando!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Voce Sabe Quais Impostos Seu Mercado Esta Sujeito A Pagar Post (1) Grupo Rangel | Contabilidade No Rio De Janeiro - Contabilidade no Rio de Janeiro | Grupo Rangel Contabilidade

Tenha um planejamento tributário correto e aumente sua margem de lucro

Saiba o impacto dos impostos que seu mercado tem pago e como isso pode ser revertido para um retorno mais lucrativo!

A área do comércio e mercado no Brasil é uma das que mais emprega e, claro, lida com a grande variedade de impostos. 

Isso é muito negativo, pois sufoca o empreendedor, mina a margem de lucro dele e traz outras consequências que, a longo prazo, podem até mesmo determinar a falência da sua empresa.

É um problema atrás do outro ao empresário que se encontra nesse segmento, afinal, há diferentes tributos que são pagos de acordo com o produto e até mesmo o serviço que seu mercado oferece.

Quais impostos seu mercado tem pago?

Tudo isso pode depender de qual regime tributário seu mercado optou. Atualmente, no Brasil, há 3 formas de regime tributário que são muito comuns:

Cada um desses regimes de tributação prevê suas inúmeras siglas com as quais você deve encarar todos os anos ao prestar as contas de seu mercado.

O Simples Nacional é mais prático dentre esses 3, pois determina que negócios de atividades específicas e que faturam até R$ 4,8 milhões no ano anterior farão o recolhimento dos impostos em uma guia única, chamada DAS.

O Lucro Presumido e o Lucro Real, por sua vez, são mais complexos e possuem sua própria maneira de recolhimento. 

Portanto, é ideal que você conte com um especialista no momento de escolha da forma de regime tributário ou, ainda, para averiguar se o seu mercado está no regime tributário correto.

A apuração do IRPJ e o CSLL das empresas que optam por essa forma de regime tributário (Lucro Presumido) tem por base de cálculo uma margem de lucro pré-fixada por lei, sendo uma maneira encontrada de simplificar a apuração final dos impostos.

Podemos definir as margens do Lucro Presumidas em:

  • 8% para atividades industriais e de comércio;
  • 32% para atividades de serviços – mas há exceções!

Já o PIS e COFINS são calculados de forma cumulativas, isto é, a alíquota somada é de 3,65% sobre o faturamento da empresa.

Se essa forma de regime tributário é a ideal ou não para seu mercado, ninguém melhor que um contador para te orientar!

Por fim, o Lucro Real é o mais complexo dos 3, ele exige maior rigor e disciplina com todas as contas e dados da empresa, para evitar erros na apuração e, claro, declaração errada dos valores que serão pagos.

Algumas empresas são obrigadas a se enquadrarem nessa forma de regime, como as instituições bancárias, financeiras, etc. ou aquelas que possuem lucro superior a R$ 78 milhões.

Se a sua empresa opta por essa forma de regime tributário, deverá ser calculado PIS e COFINS de 9,25% sobre o faturamento.

Seu mercado também, se enquadrado nessa forma de regime, poderá descontar créditos calculados com base em diversos fatores, como consumo de energia elétrica.

A tributação do IRPJ e do CSLL é dada pela apuração do lucro líquido da empresa de forma periódica, então ocorre uma variação.

Entretanto, se a sua empresa apresentar algum prejuízo, a apuração é dispensável.

Quanto à vantagem e se vale a pena ou não você aderir a ela, o contator saberá melhor como determinar isso de maneira a tornar a vida financeira do seu comércio muito mais saudável e sólida.

Muito além do regime tributário!

O regime tributário é apenas uma das maneiras de entender exatamente quanto em impostos sua empresa está pagando e, além disso, há outras ações que devem ser tomadas para entender os impostos exigidos sobre cada tipo de produto.

O imposto pago em um alimento, por exemplo, possui uma variação diferente de uma bebida alcoólica etc.

Tudo isso acaba tornando a gestão financeira da empresa muito mais complexa e confusa, o empresário tem que arcar com diversas guias de recolhimento e formas diferentes da legislação a serem atendidas.

Assim, é razoável que, para o comércio se manter de pé pagando tantos impostos de maneira tão diferente, você, empresário, acabe recorrendo a repassar o prejuízo ocasionado por impostos abusivos ao produto final, impactando diretamente a vida do consumidor comum.

E a consequência é que seus clientes ficam desanimados para comprar com seu mercado e vão atrás de outros que ofereçam preços melhores e mais atrativos ao bolso de cada um deles.

O resultado é uma queda no seu faturamento, lucro menor e, quem sabe, até mesmo prejuízos sucessivos.

Contabilidade especializada em mercados é a saída para que comece a ter resultados melhores

Você, como empresário do segmento de mercado, entende que é um desafio diário encontrar formas de reduzir seus preços, ter lucro e ainda assim estar em dia com o governo.

Na verdade, ouso dizer que nem mesmo andar sobre uma corda bamba é uma tarefa tão complicada para você que empreende nesse ramo.

Ter tempo para avaliar as contas e encontrar uma maneira de ter uma melhor gestão financeira e tributária é uma tarefa corrente, mas e o tempo e expertise para você dedicar a isso?

Dessa forma, é necessário que haja ao seu lado uma contabilidade especializada que entenda as necessidades da sua área e possa solucionar esses dilemas, usando do conhecimento sobre impostos na área fiscal e da experiência que já teve auxiliando outros empresários a reduzir impostos, aumentar os lucros e não mais perderem seus clientes pela alta dos preços que pagam.

Trata-se de um trabalho que apenas corrobora para o sucesso da sua empresa:

  • Você conta com um profissional que atua como conselheiro do seu mercado, estuda as melhores medidas que podem ser tomadas e orienta você sobre o que pode ser feito para manter seu trabalho em conformidade com órgãos públicos.

Conte com o Grupo Rangel Contabilidade para tornar seu mercado muito mais lucrativo sem sofrer com os desafios de pagar impostos!

Nosso escritório conta com mais de 25 anos de jornada, auxiliando empresários de todos os segmentos a conquistarem melhores resultados em suas empresas, sem, com isso, terem que pôr tudo a perder.

Temos a especialidade para atender você, empresário, que atua diretamente na área de mercado, hortifruti, restaurantes e comércios, entendemos, assim, as particularidades envolvidas quanto aos tributos a serem pagos pelo seu setor.

Procure um de nossos contadores e confie na experiência de quem há 25 anos atende profissionais e concede soluções estratégicas para resultados melhores!

Entre em contato conosco!

QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU MERCADINHO!

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Passo a passo para você montar um mercadinho e ter…
Cresta Posts Box by CP