Diferença entre custos fixos e variáveis em academias: entenda e otimize seu negócio

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Descubra Como Entender Os Custos Fixos E Variáveis Da Sua Academia E Otimize Sua Gestão Grupo Rangel | Contabilidade No Rio De Janeiro - Contabilidade no Rio de Janeiro | Grupo Rangel Contabilidade

Atualizado em maio de 2023

Custos fixo e variáveis: saiba como diferenciá-los em sua academia 

Sua gestão financeira da separação entre custos fixos e variáveis, por isso, separamos dicas essenciais para você aprender como diferenciar corretamente

Uma gestão financeira eficiente é fundamental para o sucesso de sua academia. Como gestor, essa é uma informação básica. No entanto, saber como ser efetivo nesse processo é muitas vezes um desafio.

E, para otimizar o seu empreendimento nesse setor, é importante compreender a diferença entre custos fixos e variáveis. 

Esses dois tipos de custos desempenham papéis distintos na estrutura de gastos de uma academia e, ao entender como eles funcionam, você poderá tomar decisões mais embasadas e maximizar seus lucros por meio de uma gestão completa e efetiva.

Vamos ver a diferença e como otimizar a gestão de seu negócio? Veja até o final para entender.

Separamos mais alguns artigos que podem ser do seu interesse:

Veja as diferenças entre custos fixo e variáveis

Entenda os custos Fixos

Os custos fixos são aqueles que permanecem constantes independentemente da quantidade de clientes ou do nível de atividade da academia. 

Eles representam os gastos necessários para manter o negócio em funcionamento, independentemente do volume de receita gerado.

Alguns exemplos de custos fixos em academias são:

  • O valor do aluguel ou a parcela do financiamento do espaço físico não muda, independentemente do número de clientes. Essa é uma despesa recorrente que geralmente ocupa uma grande parte do orçamento de uma academia. 
  • Os salários dos funcionários e os encargos trabalhistas também são custos fixos. Independentemente da quantidade de alunos matriculados, os salários devem ser pagos regularmente.

Entenda os custos variáveis

Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis são diretamente proporcionais ao nível de atividade da academia. Eles aumentam ou diminuem de acordo com o volume de vendas, ou uso dos serviços oferecidos. 

Alguns exemplos de custos variáveis em academias são:

  • Itens como produtos de limpeza, água e outros materiais utilizados diariamente na academia são considerados custos variáveis. Quanto mais alunos e atividades, maior será o consumo desses materiais.
  • Se sua academia tem vendedores comissionados, as comissões pagas a eles são custos variáveis. À medida que mais clientes são atraídos e matriculados, as comissões também aumentam.

Como otimizar a gestão de custos de sua academia

Agora que você entende a diferença entre custos fixos e variáveis em academias, pode aplicar estratégias para otimizar seu negócio. 

Aqui estão algumas dicas para transformar a forma como você gerencia suas finanças.

  • Análise e monitore seus custos

Faça uma análise detalhada de todos os seus custos fixos e variáveis e mantenha um registro atualizado e acompanhe de perto seus gastos mensais. 

Esse acompanhamento e registro permitirá que você identifique áreas que demandam melhorias ou oportunidades e tome medidas adequadas.

  • Negocie contratos e fornecedores

Ao revisar seus custos fixos, procure oportunidades de negociação com seus fornecedores e prestadores de serviços. 

Busque reduções nos preços, descontos ou condições de pagamento mais favoráveis para amenizar o impacto no caixa. 

  • Invista em tecnologia

Utilize soluções tecnológicas para otimizar processos e reduzir custos. Um software de gestão financeira, por exemplo, pode ajudar a automatizar tarefas, controlar despesas e identificar áreas de desperdício sem riscos de erros humanos e muito tempo gasto.

  • Promova a eficiência energética

Reduza os custos fixos relacionados aos serviços implementando medidas de eficiência energética, como a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos, o uso de sensores de presença em áreas comuns e a manutenção adequada dos equipamentos.

Quer aumentar ainda mais a sua eficiência? Conte com o apoio do Grupo Rangel Contabilidade 

Ao entender a diferença entre custos fixos e variáveis e implementar estratégias para otimizar seu negócio, você estará no caminho certo para melhorar a saúde financeira da sua academia. 

Se você procura ainda mais efetividade nesse processo, contar com um especialista no setor de academias é a abordagem mais eficiente.

E, é isso que oferecemos aqui no Grupo Rangel! Então, aproveite de todas as vantagens que oferecemos para sua academia!

PRESSIONE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTAS EM FINANÇAS PARA ACADEMIA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Diferença entre custos fixos e variáveis em academias: entenda e otimize seu negócio
Article Name
Diferença entre custos fixos e variáveis em academias: entenda e otimize seu negócio
Description
Neste material exclusivo, vamos desvendar a diferença entre custos fixos e variáveis e compartilhar dicas práticas. Saiba mais!
Author
Publisher Name
GRUPO RANGEL CONTABILIDADE EIRELI
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Atualizado em maio de 2023 Controle suas finanças: dicas para…
Cresta Posts Box by CP