Planejamento tributário preventivo: qual a importância em lojas de construção?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saiba A Importância Do Planejamento Tributário Preventivo Em Lojas De Construção! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Grupo Rangel Contabilidade

Saiba a importância do planejamento tributário preventivo em lojas de construção

Você sabia que existem estratégias legais que possibilitam reduzir os impactos da carga tributária em sua loja de construção? Veja a importância do planejamento tributário preventivo!

O planejamento tributário preventivo é fundamental para os empresários conseguirem minimizar os impactos dos altos valores pagos sobre impostos.

Mas, afinal, o que você entende sobre esse assunto?

Neste artigo, apresentaremos os principais detalhes relacionados ao tema, visando tirar dúvidas e garantir uma gestão segura em sua loja de construção.

Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o planejamento tributário preventivo?

O planejamento tributário preventivo visa encontrar formas para cumprir com as obrigações fiscais do seu estabelecimento, sem comprometer sua rentabilidade.

Ele envolve uma análise minuciosa das leis vigentes, definição do regime tributário mais adequado, revisão dos procedimentos contábeis e fiscais, bem como identificação de benefícios e incentivos fiscais.

Além disso, é possível avaliar os riscos e novas oportunidades de economia tributária.

Por que é importante para as lojas de construção?

Essas empresas comercializam produtos ou serviços relacionados ao setor da construção civil, como materiais de construção, equipamentos, mão de obra, projetos e demais ferramentas.

As lojas de materiais de construção são empresas sujeitas a uma alta carga tributária, incidente sobre receitas, custos, despesas e os lucros.

Além disso, devem observar as normas fiscais específicas para seu segmento, como ICMS-ST, ISS, PIS e COFINS, IRPJ, CSLL, entre outros.

O planejamento tributário, por sua vez, é essencial para reduzir os impactos tributários sobre seus resultados, além de evitar problemas junto ao Fisco, que podem comprometer a sequência das suas atividades.

6 etapas para elaborar, de maneira correta, em seu estabelecimento

Para elaborar um planejamento tributário preventivo em seu estabelecimento, é preciso seguir alguns passos.

Você sabe quais são eles? Confira a seguir!

Faça um diagnóstico da situação atual da sua empresa

Considere informações sobre receitas, custos, despesas, lucros, tributos pagos, bem como créditos fiscais e obrigações acessórias.

Analise as leis vigentes do seu segmento

Verifique as alíquotas, bases de cálculos, prazos, isenções e outros fatores importantes para garantir conformidade fiscal.

Escolha o regime tributário adequado

Considere as características do seu negócio, como funcionamento, tipo de atividade, forma jurídica e o porte — os mais sistemas mais comuns são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Real.

Revise os procedimentos contábeis e fiscais da sua loja

Verifique se estão em conformidade legal, se estão sendo realizados de forma correta, completa e tempestiva.

Identifique eventuais benefícios e incentivos fiscais

Confira a possibilidade de usufruir de créditos presumidos, alíquotas diferenciadas, isenções, bem como reduções e diferimentos.

Avalie riscos e eventuais oportunidades

Estime os impactos financeiros das alternativas encontradas e compare os cenários envolvidos.

Assim, é possível definir qual a melhor opção.

Como uma contabilidade especializada pode simplificar as etapas?

Para as lojas de construção, é muito importante planejar com antecedência como pagar os impostos, pois assim elas podem economizar dinheiro, ter mais lucro e ficar em dia com o governo.

Para fazer um bom planejamento tributário preventivo, você precisa seguir algumas etapas, que ficam mais fáceis com o apoio de uma contabilidade especializada em lojas de materiais de construção.

Com o apoio de contadores com expertise em sua área de atuação, terá também as melhores orientações sobre os procedimentos necessários, visando evitar falhas durante o processo e manter o cumprimento das obrigações fiscais.

Conte conosco, do Grupo Rangel

Com mais de 20 anos oferecendo serviços contábeis eficazes para nossos clientes, buscamos atender de forma personalizada e estratégica.

Por isso, contamos com um time de profissionais altamente capacitados e preparados para identificar as melhores soluções para nossos clientes.

Assim, torna-se possível fornecer informações valiosas para transformar a gestão do seu negócio.

Portanto, converse com nossa equipe e veja como podemos te ajudar!

Elabore o planejamento tributário preventivo corretamente!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Desafios do controle financeiro em supermercados: dicas e estratégias para…
Cresta Posts Box by CP