Análise contábil para empresas: o que é e quando é o momento para fazer?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Analise Contabil Entenda Quando E Como Deve Ser Feita Blog Grupo Rangel | Contabilidade No Rio De Janeiro - Contabilidade no Rio de Janeiro | Grupo Rangel Contabilidade

Análise contábil: entenda quando e como deve ser feita

Uma análise contábil para empresas é uma avaliação técnica da saúde financeira da empresa. É um processo que oferece informações sobre a performance financeira atual e passada da empresa. 

As demonstrações contábeis são documentos que revelam como uma determinada empresa está se desempenhando em relação às exigências contábeis. 

O Balanço, por exemplo, dá uma visão geral da situação da empresa em um determinado momento, enquanto a Demonstração de Resultados do Exercício reflete os eventos que ocorreram em um determinado período.

Essa análise é importante, pois ajuda a entender o fluxo de caixa disponível e os riscos e oportunidades existentes. A análise contábil ajuda a empresa a tomar decisões mais acertadas para o sucesso financeiro do negócio.

Quer saber mais sobre como fazer e qual é o momento oportuno para essa tarefa? Então confira o nosso artigo e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

Leia também:

Aprenda A Gerir Sua Financas E Otimizar Seu Lucros Em 4 Passos Simples Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro
GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPRESAS: 4 PASSOS PARA OTIMIZAR SEUS LUCROS!

O que é análise contábil? 

A análise contábil é o processo de estudar a saúde financeira atual e passada da empresa por meio de relatórios, demonstrações e demais documentos contábeis fornecidos pela organização. 

É uma avaliação minuciosa de todos os dados e informações contábeis, criando, assim, um diagnóstico transparente da saúde financeira da empresa. 

Quais são os principais objetivos da análise contábil? 

Os principais objetivos da análise contábil são ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas informadas, com base nos dados financeiros existentes, ao mesmo tempo em que também ajudam a detectar problemas financeiros desconhecidos e prevenir possíveis problemas financeiros futuros. 

Além disso, ela também ajuda a avaliar o fluxo de caixa disponível, prever as tendências de custos e identificar possíveis riscos e oportunidades.

Quais são as principais etapas para se realizar uma análise contábil? 

As principais etapas para realizar uma análise contábil são: 

  • Coletar e analisar todos os documentos contábeis e relatórios financeiros da empresa; 
  • Identificar as principais informações financeiras relevantes; 
  • Calcular e entender os principais indicadores financeiros importantes; 
  • Realizar uma análise pormenorizada e avaliar os resultados; 
  • Avaliar o desempenho financeiro da empresa comparando-o ao de outras empresas e precedentes; 
  • Identificar tendências e riscos existentes; 
  • Identificar as principais oportunidades e áreas de melhoria necessárias; 
  • Oferecer soluções para possíveis problemas detectados. 

Quais os documentos fazem parte da análise contábil?

Como passo inicial na análise das demonstrações, você precisa compilar os dados relevantes. Dentre as principais demonstrações contábeis, estão:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Fluxos de Caixa;
  • Relatórios de Administração;
  • Pareceres de Auditoria e do Conselho Fiscal;
  • Balanço Social.

Quando é o momento para realizar uma análise contábil? 

Uma análise contábil é normalmente realizada quando a empresa está em um momento crítico ou querendo avaliar sua performance financeira. 

Também é útil quando a empresa está planejando a expansão, desenvolvendo novos produtos, criando novas estratégias de negócios ou analisando novas oportunidades. 

Uma análise contábil também pode ser feita com uma periodicidade periódica para monitorar de perto a saúde financeira da empresa. 

O que é necessário para otimizar a análise contábil?

É bastante óbvio que conduzir a análise de demonstrações contábeis é um processo trabalhoso e intrincado. No entanto, é possível reduzir o tempo consumido neste trabalho através da integração de processos financeiros e contábeis.

As pessoas envolvidas na contabilidade devem recorrer a uma infinidade de ferramentas e ter conhecimento específico sobre esses processos. Assim, incorporá-las pode ser uma grande ideia, visto que permite que alguns processos sejam automatizados, tornando todo o processo mais eficiente.

Isso pode ser feito com o apoio de uma contabilidade com experiência que ofereça as melhores ferramentas e soluções do mercado para a sua contabilidade!

Você também pode se interessar por este artigo:

Regime TributÁrio Para Empresas Blog - Grupo Rangel | Contabilidade no Rio de Janeiro
REGIME TRIBUTÁRIO PARA EMPRESAS: VEJA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM

Conte com o Grupo Rangel para cuidar das suas rotinas contábeis 

A análise contábil é um processo importante para qualquer empresa, pois através dela é possível identificar problemas e oportunidades de melhoria na gestão financeira. Por isso, é fundamental que a empresa conte com um bom serviço de análise contábil, como o oferecido pelo Grupo Rangel

Nossa equipe é especializada e oferece todo o suporte necessário para o desenvolvimento correto de todas as análises contábeis.

Se você está pensando em investir no seu negócio, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos te auxiliar!

CLIQUE AQUI E CONTE COM O NOSSO APOIO ESPECIALIZADO PARA FAZER UMA ANÁLISE CONTÁBIL PRECISA

5/5 - (1 vote)
Summary
 Análise contábil para empresas: o que é e quando é o momento para fazer?
Article Name
Análise contábil para empresas: o que é e quando é o momento para fazer?
Description
Análise contábil: entenda quando e como deve ser feita. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo que preparamos até o final!
Author
Publisher Name
Grupo Rangel
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Aprenda a gerir suas finanças e otimizar seus lucros em…
Cresta Posts Box by CP