Declaração do IR: saiba como fazer a da sua loja de materiais de construção

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
020600.313913 Blog Grupo Rangel | Contabilidade No Rio De Janeiro - Contabilidade no Rio de Janeiro | Grupo Rangel Contabilidade

Entenda como enviar a declaração do IR da sua loja de materiais de construção

Evite problemas! Entenda o que é e como enviar a declaração do IR da sua loja de materiais de construção.

A declaração do IR é uma obrigação que muitas pessoas físicas e jurídicas precisam fazer.

Todavia, ela costuma acontecer de diferentes maneiras.

O artigo que preparamos ajudará você a evitar problemas ligados ao tema.

Nele, você saberá qual a diferença entre a declaração do IR de pessoa física e jurídica, os cuidados que deve ter ao lidar com o assunto e como um contador vai ajudar você a ter mais tranquilidade. Confira!

Leia também:

Qual a diferença entre a declaração do IR de pessoa física para pessoa jurídica?

Existem muitas diferenças entre a declaração do IR de pessoa física e de pessoa jurídica.

Inicialmente, a de pessoa física costuma ser feita uma vez por ano, com informações do período anterior.

Nela, são informados, por exemplo, o imposto retido, despesas dedutíveis, ganhos e rendimentos, dentre outros.

A partir dessas informações, o Estado identifica se você terá que recolher algum valor ou mesmo se o tributo deverá ser restituído.

Já para pessoas jurídicas, como as regras de cálculos são diferentes, as regras ligadas à declaração do IR também mudam.

Por exemplo, no Simples Nacional, como o cálculo do IR é feito mensalmente com outros tributos, ao enviar as informações que vão dar origem ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), o contribuinte estará enviando dados ligados à apuração do IR na declaração que é enviada mensalmente.

Empresas que apuram por meio do Lucro Real e Presumido declaram o Imposto de Renda por meio da Escrituração Contábil Fiscal (EFD).

Quais cuidados lojas de materiais de construção precisam ter sobre o assunto?

As lojas de materiais de construção precisam tomar diversos cuidados em relação à questão tributária, fiscal e contábil. 

Nesse sentido, apesar da declaração do IR variar segundo o tipo de regime tributário, como vimos, há alguns cuidados que devem ser tomados em todas elas: 

  • Registro de todas as operações: as lojas de materiais de construção precisam registrar todas as suas operações, desde a compra de produtos até a venda para os clientes. Isso inclui o controle de estoque, emissão de notas fiscais, registro de vendas, entre outros.
  • Cumprimento das obrigações fiscais: as lojas de materiais de construção devem cumprir todas as obrigações fiscais, como o pagamento de impostos, a emissão de notas fiscais, a entrega de declarações fiscais, entre outros. É importante estar atento às regras específicas do setor de materiais de construção, que podem variar de acordo com a região e com o porte da empresa;
  • Controle de custos e despesas: é fundamental que as lojas de materiais de construção tenham um controle rigoroso de seus custos e despesas para garantir a rentabilidade do negócio. Isso inclui o controle de estoque, a gestão de compras, o controle de gastos com pessoal, entre outros;
  • Atualização sobre mudanças na legislação: as lojas de materiais de construção devem estar sempre atualizadas sobre as mudanças na legislação tributária, fiscal e trabalhista que possam afetar o seu negócio. Isso pode incluir a contratação de profissionais especializados, como contadores e advogados, para orientar a empresa.

Como um contador pode ajudar com a declaração do IR de sua loja de materiais de construção?

O contador é um profissional especializado em questões contábeis, tributárias e fiscais, e pode ser um grande aliado das lojas de materiais de construção na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda (IR).

Dentre os principais benefícios de contar com um contador, temos:

  • Organização dos documentos: o contador pode orientar a loja de materiais de construção sobre quais documentos e informações são necessários para a elaboração da declaração, como notas fiscais, recibos, extratos bancários e informações sobre funcionários e sócios;
  • Classificação contábil: o contador pode realizar a classificação contábil das operações da loja de materiais de construção, separando as receitas, custos e despesas de acordo com as normas contábeis e tributárias;
  • Cálculo dos impostos: o contador pode calcular os impostos devidos pela loja de materiais de construção, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Elaboração da declaração: com base nas informações coletadas e nos cálculos realizados, o contador pode elaborar a declaração do Imposto de Renda da loja de materiais de construção, garantindo que todas as informações estejam corretas e em conformidade com as normas fiscais e tributárias;
  • Orientação sobre a legislação: o contador também pode orientar a loja de materiais de construção sobre as mudanças na legislação tributária e fiscal que possam afetar o seu negócio, ajudando a evitar multas e outras sanções;
  • Análise de oportunidades fiscais: o contador pode analisar as informações da loja de materiais de construção e identificar oportunidades fiscais, como a utilização de incentivos fiscais e a adoção de estratégias tributárias que possam reduzir a carga tributária da empresa.

Em resumo, o contador pode auxiliar as lojas de materiais de construção em diversos aspectos relacionados à declaração do Imposto de Renda, garantindo que a empresa esteja em conformidade com a legislação e reduzindo o risco de problemas fiscais e tributários.

Clique abaixo e conheça quem pode ajudar você com esse assunto:

Contabilidade para empresas de materiais de construção.

Grupo Rangel: parceria para um dia a dia mais fácil

Pelo que você pôde observar, lidar com a declaração do IR costuma ser algo complexo.

Todavia, cabe trazer que nós, do Grupo Rangel, temos a expertise necessária para ajudar você a tratar desse assunto da maneira certa e com praticidade.

Vamos conversar sobre isso?

Clique no botão abaixo e fale conosco!

Preciso de apoio para lidar com as obrigações da minha empresa!

5/5 - (1 vote)
Summary
Declaração do IR: saiba como fazer a da sua loja de materiais de construção
Article Name
Declaração do IR: saiba como fazer a da sua loja de materiais de construção
Description
Você sabe como fazer a declaração do IR da sua loja de materiais de construção? Leia o artigo que a gente preparou e saiba mais sobre o tema!
Author
Publisher Name
GRUPO RANGEL CONTABILIDADE EIRELI
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você sabe como realizar o cálculo do IR do seu…
Cresta Posts Box by CP