Índice
Entenda como garantir a jornada de trabalho adequada para profissionais da saúde
Conheça a jornada de trabalho para profissionais da saúde e saiba como gerenciar corretamente esse aspecto em sua empresa
A gestão da jornada de trabalho em uma empresa, é uma das tarefas principais das tarefas árduas e manter as pessoas motivadas.
Por isso, todas as empresas e organizações devem ter atenção a esses aspectos na hora de gerir o seu pessoal.
No entanto, deve-se observar que cada tipo de serviço ou área, tem suas próprias regras e protocolos para gerenciar as horas trabalhadas.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
O Grupo Rangel pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Diante disso, cabe à empresa identificar e controlar a jornada de cada funcionário segundo as condições exigidas em lei para manter funcionários motivados e sem sobrecargas.
Para isso, criamos esse artigo. Vamos te mostrar aqui tudo que é necessário para garantir uma jornada de trabalho adequada para especialistas da saúde.
Para saber mais, acompanhe o artigo!
O que é a jornada de trabalho?
A jornada de trabalho refere-se ao período em que os profissionais estão ativamente envolvidos em suas funções.
Durante a escala de trabalho, os funcionários devem estar disponíveis para a empresa para cumprir suas responsabilidades profissionais.
No entanto, no Brasil, há vários tipos de jornadas descritas em lei, o que significa que não é obrigatório que todas as jornadas de trabalho tenham o mesmo horário de início e término.
E o setor da saúde é um dos setores onde a jornada de trabalho é distinta, que é de 44 horas por semana.
Como a jornada de trabalho funciona para área da saúde?
No Brasil, os profissionais de saúde são conhecidos por trabalharem períodos mais longos em comparação com outros trabalhadores.
São, plantões, muitos turnos e muitos outros fatores que tornam essa rotina exaustiva.
Isso se deve principalmente ao fato de muitos profissionais ocuparem vários cargos e trabalharem em clínicas ou consultórios particulares.
Com a atuação em diversos centros, mesmo os profissionais CLT muitas vezes têm seus direitos ignorados.
Mas, é fundamental se atentar que assim como qualquer outra profissão, os médicos têm direito à proteção legal quanto ao número máximo de horas que podem trabalhar.
Quantas horas o médico pode trabalhar?
De acordo com a lei, os médicos não devem fazer mais de 20 horas por semana. No entanto, essa conta não considera as horas extras e profissionais que atuam em duas organizações, por exemplo.
Por isso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabelece que os profissionais da área de saúde não ultrapassem o limite máximo de 60 horas de trabalho por semana, incluindo as horas extras.
Como garantir a jornada de trabalho adequada para profissionais da saúde
Separamos 3 dicas para te ajudar a gerir corretamente a jornada de trabalho de sua equipe. Veja.
1- Planeje a escala de trabalho e gerencie o tempo da equipe
Para começar, ter uma escala de trabalho bem planejada e uma gestão eficiente do tempo são fundamentais para evitar sobrecargas na equipe.
O uso de tecnologias e ferramentas de gestão do tempo pode ajudar a otimizar a eficiência e reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas ou repetitivas.
Afinal, o profissional da saúde não pode deixar os cuidados com o paciente de lado, e de fato, as estradas costumam ser pesadas.
Portanto, a organização prevê a horas de cada colaborador da equipe, é essencial.
2- Implemente políticas de limitação de horas de trabalho
Além da gestão adequada da escala de trabalho, é essencial estabelecer limites máximos para a jornada de trabalho dos profissionais da saúde, a fim de evitar horas extras fora do limite permitido.
As políticas de limitação de horas de trabalho devem ser implementadas ao nível governamental e institucional, estabelecendo diretrizes claras para evitar excesso de trabalho e garantir intervalos adequados para descanso e recuperação.
3- Conscientize a equipe
E por fim, para gerenciar bem a equipe, é preciso conscientizá-la.
Diante disso, se faz fundamental incentivar os profissionais da saúde a cuidarem de sua própria saúde física e mental.
As instituições de saúde podem oferecer programas de suporte psicológico e práticas de relaxamento, bem como incentivar pausas regulares e o respeito aos períodos de descanso propostos.
Separamos outro artigo com assunto importante nas relações de trabalho na saúde. Veja:
Conte com o Grupo Rangel Contabilidade para gerenciar corretamente sua equipe
Profissionais da saúde exaustos e sobrecarregados podem ter sua capacidade de fornecer cuidados de qualidade comprometida.
Garantir uma jornada de trabalho adequada é fundamental para garantir que os profissionais da saúde estejam em suas melhores condições para fornecer cuidados seguros e eficazes.
Por isso, sua organização deve contar com nossa equipe de especialistas em gestão de departamento pessoal.
Entre em contato conosco e tenha uma gestão efetiva da jornada de trabalho dos seus colaboradores.
PRESSIONE AQUI E TENHA UMA GESTÃO DE PESSOAL EFETIVA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco do Grupo Rangel Contabilidade.
Damos suporte aos nossos contratantes para que possam desenvolver continuamente seus empreendimentos de forma sustentável e com foco em seus resultados.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Será um prazer conversar com você. Até logo!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

